Continuando com suas sessões às QUINTAS- FEIRAS através da MOSTRA PRIMEIROS CONTATOS o Núcleo de Antropologia Visual - NAVI exibe mais um filme neste dia 23 de janeiro de 2014. Ainda nesta temática de evocar experiências dos primeiros contatos entre culturas diferentes e seus resulatdos apresentamos o filme Primeiro Contato dBob Connolly & Robin Anderson.

 

 

E MAIS UMA VEZ TODOS ESTÃO CONVIDADOS!

 

O Núcleo de Antropologia Visual – NAVI/UFAM, realiza nas quintas-feiras de janeiro de 2014 a MOSTRA PRIMEIROS CONTATOS, apresentando quatro filmes longa-metragem que evocam experiências dos primeiros contatos entre culturas e povos diferentes e seus resultados.  As sessões realizam-se no Auditório Rio Negro, às 12:30horas, com a participação de membros do NAVI nos debates ao final de cada sessão.

 

E neste dia 16 de Janeiro temos o filme Kabloonak, o Estrangeiro, de Claude Massot.

TODOS ESTÃO CONVIDADOS.

 

01_-_QUINTAS_NO_NAVI_kabloonak_grande.jpg

Além de poder prestigiar os documétarios produzidos na Amazônia você também terá a oportuniade de conversar com o produtor Zeudi Souza após a exibição dos filmes.

Ele vai falar sobre seus filmes e estará aberto para pergutas do público.

Não perca essa oportunidade de conhecer um pouco mais sobre filmes e documétarios locais.

 

NAVI_AS_QUINTAS_NOVO_CARTAZ_pequeno.jpg

Nesta segunda-feira, 11/11/2013, às 19hs no Auditório B, Prédio do CTR, ECA-USP o grupo História da Experimentação no Cinema e na Crítica (ECA-USP) convida a todos para a primeira mesa da jornada Ressonâncias da Socine, “Albores do Moderno na crítica cinematográfica paulista”. Exposições de Fábio Raddi Uchôa e Francis Vogner dos Reis, mediação de Felipe Morais.

Fábio Uchôa: “Almeida Salles e as galerias de arte paulistanas: biografismo, intuição e apologia”.

O objetivo do trabalho é questionar a escrita impressionista de Francisco Luiz de Almeida Salles. Ao longo dos anos 1950-70, o crítico acompanha o mercado de galerias de arte de São Paulo, redigindo apresentações para catálogos de exposições. O biografismo monumentalizante, oscilando entre racional e o intuitivo, é uma das marcas desta crítica de arte, que terá reflexos particulares sobre as críticas de cinema, publicadas por Almeida Salles em O Estado de S. Paulo (1950-62).

Fabio Raddi Uchôa é Mestre e Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Durante os anos 2005-2008, foi um dos responsáveis pela organização do Arquivo Francisco Luiz de Almeida Salles junto à  Cinemateca Brasileira.

Francis Vogner do Reis: “A batalha do moderno”.

O objetivo do trabalho é mapear algumas controvérsias críticas em torno do cinema moderno brasileiro, mais especificamente entre 1967 e 1969, a partir, sobretudo, de Paulo Emílio Salles Gomes, Jean-Claude Bernardet, Rogério Sganzerla e Jairo Ferreira.

Francis Vogner do Reis é Mestrando em Meios e Processos Audiovisuais na ECA-USP, crítico de cinema, foi colaborador das revistas Cahiers du Cinéma España, Filme Cultura, Teorema, Miradas del Cine (Cuba), La Furia Umana (Itália), Revista Interlúdio, Foco - Revista de Cinema e redator da Revista Cinética por cinco anos. Faz parte da equipe de curadoria da Mostra de Cinema de Tiradentes, da Mostra CineOP e da Mostra Cine BH.

É roteirista de Jogo das Decapitações, de Sergio Bianchi e de Os Sonâmbulos, de Tiago Mata Machado (em produção).