Taba, querida Taba, de Luiz Brito (24 min. 1997 - Brasil/RO)
Uma bela homenagem a uma das boates mais tradicionais de Porto Velho, a Taba do Cacique. Para isso lança mão de depoimentos, história e até um trecho de ficção para reviver os velhos tempos da Taba.
Tambor de Crioula, de Murilo Santos (12min./1979 – Brasil)
Documentário Etnográfico sobre os aspectos culturais e sociais da manifestação cultural popular tambor de crioula. O filme registra imagens históricas de pessoas como dona Áurea, Mestre Felipe, Seu Leonardo e tantos outros personagens marcantes dessa manifestação.
Tarumã-Açu em movimento, de Jaime Avelino Barbosa (30min./2006 - Brasil/AM)
O documentário retrata os aspectos atuais da bacia hidrográfica do rio tarumã açu no município de Manaus e as ações do comitê tarumã Açu na respectiva bacia hidrográfica, o mesmo foi implantado em julho 2006, sendo o primeiro comitê de bacia hidrográfica da região norte, ele ainda levanta informações de pesquisadores importantes da região norte.
Teatro Amazonas, de Roberto Kahane (10min./1970 – Brasil/AM)
O filme mostra que em toda a sua existência, o Teatro Amazonas tem sido palco da evolução artística dos tempos modernos, apresentando ao público do Amazonas os grandes nomes das artes cênicas e musicais de todo o mundo, mas também testemunhando o desenvolvimento de uma escola de talentos locais a nada dever aos demais estados brasileiros.
Teatro Amazonas, de Aurélio Michiles (53min./2002 - Brasil/SP)
A história da construção do Teatro Amazonas (1896) se mescla com a história da urbanização de Manaus e com a vida do governador Eduardo Ribeiro (1862-1900) no fim do século XIX, quando a região amazônica vivia o fausto da borracha.
Tem boto na rede do Tunico, de Associação Cultural Dalcídio Jurandir (38min./2011 - Brasil/PA)
Conta a história de uma jovem de Ponta de Pedras que, após uma temporada na capital paraense, volta para casa e é encantada pelo boto. O desenrolar desta trama é surpreendente, além de muito engraçada.
Tempo das águas, de Nonata Silva (18min./2004 - Brasil/AM)
Depois do desaparecimento do senhor Odilon, Homero seu filho, começa a ter visões, deixando-o com uma dúvida, se o seu pai morreu ou virou “encante”.
Terceiro milênio, de Jorge Bodanzky e Wolf Gauer (95min./1980 - Brasil/Alemanha)
O filme acompanha a viagem do senador amazonense Evandro Carreira pelo interior do estado durante a campanha eleitoral para a reeleição. Partindo de Manaus, a viagem chega até a região de fronteira entre Brasil, Peru e Colômbia, passando por diversas comunidades ribeirinhas.
Terra vermelha, de Marco Bechis (108min./2007 - Brasil/Itália)
No Mato Grosso do Sul, a comunidade indígena Guarani-Kaiowá luta por retomar suas terras ocupadas por fazendeiros. A perda das origens e do universo sagrado seduz os jovens ao suicídio. Durante uma retomada, Osvaldo, um jovem kaiowá, vive um improvável encontro com a filha do fazendeiro.
Terra de quilombos, uma dívida histórica, de Murilo Santos (45min./2004 - Brasil/MA)
Documentário sobre as populações remanescentes de quilombos da região de Alcântara no Maranhão.
Terruá Pará, de Jorane Castro (05min./2005 - Brasil/PA)
A presença da música no cotidiano da cidade de Belém.
TESC, comemoração dos 40 anos, de TV UFAM (83 min. 2008 - Brasil/AM)
Conta a trajetória ao longo de 40 anos de um clube de estudantes, professores, comerciários e operários que se reuniam no centro da cidade de Manaus e conseguiram criar um trabalho artístico duradouro, o grupo teatral TESC, reconhecidos nacionalmente pelo seu trabalho.
Tikuna – O ritual da moça nova, de Salete Lima(17min./1996 - Brasil/AM)
Ritual de passagem de uma jovem de um mundo indígena Ticuna do Alto Solimões, para a vida adulta, mantido até os dias de hoje.
Tó Teixeira - O poeta da viola, de Cassim Jordy (56 min. Brasil/PA)
O vídeo é resultado de uma pesquisa sobre a vida de Tó Teixeira, musicista que logocedo despontou para a arte musical, tornando-se um dos mais festejados violonistas de sua época e conceituado professor de música. Deixou rica e variada obra musical, composta não somente de estudos violonísticos, mas de uma grande variedade de gêneros.
Toda qualidade de bicho, de Angela Gomes e Cezar Moraes (10min./2011 – Brasil/PA)
O documentário mostra o trabalho, história de vida e sabedoria do “Mestre Dorrês”, o principal artesão que confecciona os bois usados na manifestação em São Caetano de Olivelas, no Pará.
Trabalho de faculdade - Um documentário na Feira da Manaus Moderna, de Sávio Stoco, Gabriela Rego Leite, Victoria Frausin e Márcia Meneghini (12min./2007 - Brasil/AM)
Um trabalho de faculdade está sendo realizado na feira da Manaus moderna (feira coronel Jorge Teixeira), no centro. E pessoas de diferentes partes da cidade concordam em participar da atividade, sendo acompanhadas nas compras. Pirarucu seco, cebolinha, bucho de boi e melancia são alguns dos produtos que desenrolam conversas sobre hábitos, origens e histórias de vida em Manaus.
Tragédia em Madureira, de Guilherme Francisco e Adriana Oliveira (29 min. 2013 - Brasil/AC)
Foi no dia 28 de setembrp de 1971 que Sena Madureira registrou o maior acidente aéreo de sua história. Minutos após ter decolado, o avião DC3, da empresa Cruzeiro do Sul, que viajava com destino a Rio Branco, apresentou problemas no mOtor, bateu em uma árvore e caiu em uma matagal na comunidade Boca do Caeté. [...]
Trançados dos Arapiuns, de PROMOART (6 min. Brasil/PA)
Diversos objetos artesanais feitos de palha por uma comunidade próxima aos Arapiuns.
Tribos urbanas, de Dj Mellody (18’24’’/ - Brasil/AM)
Atualmente no Amazonas habitam aproximadamente 64 mil indígenas de várias etnias. Com o crescimento demográfico a tecnologia e as doenças chegaram até as aldeias indígenas tornando-se necessário a integração de duas culturas, a indígena e a dos povos imigrantes.
Trilhas de Conhecimento, de Bruno Pacheco de Oliveira (19min./2006-2007 - Brasil)
A realidade dos povos indígenas do Mato Grosso do Sul é bem diferente dos povos do Xingu e da chamada Amazônia Legal. São demarcações de terras que não contemplam reservas e sim pequenas áreas de moradia em fundos de fazenda, sem acesso a rios ou matas, cercados de grandes produtores rurais de cana-de-açúcar e soja. Estes grupos ainda sofrem com um grande preconceito das populações não-índias destas regiões e a crescente violência que impera principalmente nas fronteiras com Paraguai e Bolívia. Neste quadro desolador, jovens indígenas vêm se destacando pela procura de soluções através da educação.
Trottamondos e as filhas do Bruxo, de Gilberto Trottamondos (63 min. 2007 - Brasil/AC)
Depois de pedalar por 142 países, Trottamondos resoLve remar os rios da Amazônia e ao passar pelo seringal do cruel Coronel Pocide se envolve em combate com o bruxo Toreba e suas três filhas. Quando tentava fugir com Diria, a caçulinha do Bruxo, foi transformado em sapo...
Tucano-Cotidiano, de Pe. Casimiro (04min./1974 – Brasil/AM)
Tudo que a gente faz tem seu valor: artesanato, de Pedro de Castro Guimarães (33 min./2006 - Brasil/AM)
O saber de artesões e artesãs ribeirinhas, moradores das reservas de desenvolvimento sustentável de Mamirauá e Anamã, no estado do Amazonas.
TV Usina - O que o Senado tem de melhor (11min.19seg.)/Todo coração de Betho Rocha (4 min.)/ A lenda mulher jacaré(4 min. 42 seg.)/ O catraieiro (8 min.)/ A soma da razão (8 min.) - Núcleo de Produção digital da Usina de Arte (57min. 06 seg. 2007 - Brasil/AC)