O juri da V Mostra, reunido em Manaus/Amazonas, no dia 26 de outubro de 2011, decidiu:

 

Menção honrosa:

KUSIWARÃ – as marcas e criaturas de cobra grande, de Gianni Maria Puzzo - 26min.

Brasil –SP/2010

Por seu valor etnográfico, participação da comunidade na construção do filme, pela utilização de recursos de linguagem que revelam o universo mítico daquela comunidade.

 

Menção honrosa:

MÃOS DE OUTUBRO, de Vitor Souza Lima - 21min. Brasil – PA/2009

Por sua capacidade de síntese, criatividade e ousadia formal na escolha de um elemento expressivo para dar conta de diversos aspectos do ritual enfocado: mãos como símbolo de força, da união, da fé e da expressão humana. Tecnicamente bem realizado, intensamente planejado.

 

Melhor Filme (Média Metragem):

LA TRAVESSIA DE CHUMPI, de Fernando Valdivia - 47min. - Peru/2009

Cinematograficamente bem realizado, revela um olhar atento e de uma narrativa bem construída a partir do acompanhamento de uma questão relevante para a comunidade na qual o filme se insere. Inserção que resulta em um desvelamento de sua identidade e de seu universo simbólico. Junção de pesquisa, técnica, conteúdo e forma.

 

CURTAS- METRAGEM:

Embora os filmes apresentassem temáticas relevantes, o júri não encontrou entre os filmes abaixo de 15 min. trabalhos que justificassem uma premiação, visto que não alcançaram um amadurecimento da linguagem cinematográfica e / ou etnográfica.

 

LONGA-METRAGEM:

Não houve premiação

Manaus, 26de outubro de 2011

 

Junia Torres - presidente

Andréa Tonacci

Cristian Pio Ávila

Cristiane Garcia

Cristiano Mota