O Júri da I Mostra Amazônica do Filme Etnográfico, reunido em Manaus no dia 7 de dezembro de 2006 resolve, além das premiações previstas no edital, atribuir três menções honrosas aos seguintes filmes:

1) Ao documentário amazonense “Mura: quem somos? quem já não somos mais?” de Márcio Fernandes e Raoni Vale e ao documentário “Iauaretê: cachoeira das onças”, de Vincent Carelli, por transformarem o registro audiovisual numa ferramenta importante de resgate e preservação da memória dos povos indígenas;

2) Ao documentário “Yawa: história do povo Yawanawa”, de Joaquim Yawanawa e Laura Yawanawa, pela qualidade técnica do filme contando sua própria história.

Quanto à premiação prevista no regulamento, o Júri resolve:

1) Não atribuir prêmio à modalidade curta-metragem por entender que os filmes não satisfizeram plenamente os critérios estabelecidos pelo Júri;

2) Considerando a maior densidade da produção em média-metragem dos filmes inscritos, o Júri resolveu atribuir dois prêmios a essa categoria:

- a “Invisíveis prazeres cotidianos”, de Jorane Castro. O filme da realizadora paraense coloca em relevância a temática etnográfica contemporânea das novas tribos urbanas;

- a “Buscando el azul” do diretor peruano Fernando Valdivia. O tratamento dramatúrgico dado a esse filme nos revela poeticamente a situação trágica dos povos indígenas da América Latina, fazendo cinema e etnografia ao mesmo tempo.

3) O Júri atribui prêmio para “Baniwa: uma história de plantas e curas”, de Stella Oswaldo Cruz Penido, na categoria longa-metragem, pela relevância do personagem enfocado e pelo universo de informação que ele reúne.

Manaus, 07 de dezembro de 2006.

Januário Guedes

Aurélio Michiles