O júri da IV Mostra, reunido em Manaus, no dia 31 de outubro de 2009, decidiu: siderar, por unanimidade, as premiações para filmes de curta e longa metragem, por não encontrar valores comparativos que justificassem tais premiações. Além do mais, a seleção de médias metragens reuniu suficientemente obras de qualidade cinematográfica e fidelidade aos objetivos da Mostra.
Pelos motivos acima expostos, e mais uma vez por unanimidade, o júri decidiu atribuir os troféus Muiraquitã aos filmes de média metragem abaixo relacionados:

O AREAL, de Sebastian Sepúlveda, por registrar a natureza e seus mistérios, ao escolher o areal da comunidade de Guajará como cenário principal de um mundo fantástico e mítico.

PICOLÉ DO ARANHA, de Anderson Mendes, por apresentar de forma espontanea e surpreendente um caso de estratégia de sobrevivência numa grande cidade, com toques de ironia e inteligencia.

SALVATERRA, TERRA DE NEGRO, de Priscilla Brasil, por realizar a rara junção de registro etnográfico com um processo social, escolhendo com grande sabedoria os atores e seus depoimentos precisos, que esclarecem e iluminam o mundo daquela comunidade asfixiada por poderosos fazendeiros.

Manaus, 31 de outubro de 2009

Márcio Souza